27/02/2008

A ÁRVORE QUE MAIS CRESCE

Os reflorestamentos muitas vezes não são bem vistos pela demora do retorno do dinheiro investido, por este motivo, muitos produtores não vêem vantagem neste tipo de empreendimento. Porém, os avanços da silvicultura através da descoberta de novas tecnologias podem reverter esse quadro do reflorestamento. A melhoria da produtividade pode tornar esta atividade cada vez mais rentável e lucrativa, principalmente pela silvicultura de espécies nativas de rápido crescimento. Merece destaque o Pau-de-balsa (Ochroma pyramidale), uma árvore com ocorrência natural desde o sul do México até a Bolívia e na Amazônia brasileira e que cresce em altitudes que variam de 0 até 1000m. É uma das árvores com o ciclo de corte mais rápido, em torno de 5 a 7 anos, sendo uma das conhecidas com maior incremento anual no mundo. O seu valor comercial possui ótimas cotações chegando a 500,00 dólares o metro cúbico, porém, devido ás características tecnológicas como a baixa densidade e conseqüente leveza, é muito utilizada para fabricação de aeromodelos e pranchas de surf, e neste caso, aproximadamente em apenas um ano e meio o seu valor atinge 1.500,00 dólares. Algumas características silviculturais: depois de plantada a muda, em alguns meses, atinge 2,4m de altura; em 2 anos mais de 6m; aos 3 anos as árvores iniciais estará a 45cm de DAP; em 5 anos atingirá cerca de 20m de altura e mais de 50cm de diâmetro; e quando atingem a maturidade podem medir 30m de altura e mais de 70cm de diâmetro com 7 anos de idade. A produção já no 3º ano pode chegar a 100m³/ha e em alguns lugares pode chegar até 150m³/ha; no 5º ano estima-se que pode passar dos 220m³/ha. Em reflorestamentos homogêneos possui um alto índice de sobrevivência, com fustes retos e sem galhos podendo chegar até 96%. Os reflorestamentos com esta espécie ainda estão em fases iniciais, porém o atrativo do seu rápido crescimento pode despertar o interesse dos produtores em cultivar esta prodígia árvore. Em virtude das características silviculturais dessa espécie o Brasil pode se tornar um celeiro de exportação desta madeira, pois os retornos são excelentes e superam a atratividade de essências florestais exóticas reflorestadas no momento.

A BALSA

É a mais leve madeira de uso comercial que existe. É produzida pelo Pau-de-balsa, também chamado pau-de-jangada ou pata-de-lebre. Os tipos mais leves pesam cerca de 48kg/m³. Isto equivale a 1/3 do peso da cortiça. As espécies mais pesadas de Pau-de-balsa pesam cerca de 320kg/m³. A balsa é leve porque o ar ocupa suas células quando a madeira seca. Produz grandes flores cor de marfim em forma de taça, dando origem aos frutos e sementes. A palavra Pau-de-balsa é derivada do nome da embarcação chamada balsa. As populações dos países tropicais usam seu tronco para construir balsas e jangadas. É encontrado do sul do México ao norte da Venezuela e ao longo da costa oeste da América do Sul até a Bolívia. Grandes quantidades de balsa são cortadas no Equador; o maior produtor mundial é a Costa Rica. Nas Antilhas, a balsa é conhecida como a cortiça-das-antilhas. Possui um brilho e textura acetinados. A madeira vai do branco ao creme levemente rosado nas partes centrais do tronco. Outras nomenclaturas: Balsa (na América Latina em geral), Corcho (México), Gatillo (Nicaragua), Enea, Pung (Costa Rica), Lana (Panamá), Palo de balsa (Peru), Tami (Bolívia). CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: O Pau-de-balsa pertence à família da sumaúma, Bombacaceae. Está classificado no gênero Ochroma Pyramidale, espécie O. Iagopus. CRESCIMENTO: Depois de plantada a muda, em alguns meses atinge 2,4m de altura, em 2 anos pouco mais de 6m, em 5 anos já esta com cerca de 20m de altura e mais de 50cm de diâmetro, e quando atingem a maturidade podem medir 30m de altura e 70cm de diâmetro com 9 anos de idade. Técnicas avançadas são usadas em todas as fases para ajudar no crescimento.

PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

A balsa é utilizada para fazer aeromodelos e alguns tipos de embarcações, carrocerias de caminhões, barcos salva-vidas e bóias. Também é usada como material isolante nas incubadoras e em carros e caminhões frigoríficos. Também é muito usada comercialmente em razão de suas qualidades isolantes contra calor ou frio, por sua alta capacidade de flutuar sobre a água e sua capacidade por enfraquecer som ou vibrações mecânicas. É intensamente usada para brinquedos, para maquetes e aeromodelos é claro.
FATO HISTÓRICO:
Em 1947, o antropólogo Thor HEYERDAHL foi ao Peru, construiu uma jangada com troncos de balsa, e com cinco companheiros, foi velejando do porto de Callao pelo Oceano Pacífico até as Ilhas de Tuamotu no Pacífico Sul.